segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Indagações ou soluções?





A semana se inicia e de volta as aulas, sigo.
Ouve-se um pequeno alvoroço, é o barulho da saudade. Os amiguinhos se saudam, se beijam, se abraçam, e as vezes brigam numa explosão de boas vindas.
Em meio a tanta euforia,após o som da campainha, estamos a postos, para começarmos a aula.Quando o dia termina,após uma reflexão, volto para casa pensativa.Tal qual Sócrates, questiono. Procuro respostas e encontro soluções.
Pensei tanto sobre como funciona todo sistema. Cheguei a conclusão que a maioria dos dilemas, problemas futuros de um adolescente, adulto já passou antes pela escola, em nossas mãos.
O que me ajudou a refletir? O programa de sábado do Luciano Huck, quando recebeu a atriz Danieli Haloten, deficiente visual, devido a um glaucoma. Temos em nossa escola uma criança com esse diagnóstico. E pergunto, o que estamos fazendo para minimizar o seu sofrimento? Como prepará-lo para viver essa situação futuramente e não se sentir isolado, abandonado, vítima dessa deficiência visual?
Fui mais longe ainda, nas minhas indagações e nos meus pensamentos. E pensei, por que certos profissionais, como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas,psicopedagogos,assistentes sociais, não estão vinculados à secretaria da educação, diretamente atendendo a rede escolar? Por que é necessário fazer encaminhamento, o pai ir ao posto de saúde, marcar consulta, isso no caso de haver vaga, para que essa criança receba o devido diagnóstico e comece a usufruir seus direitos tão falados no ECA.
Onde estão os profissionais que deveriam promover o bem-estar do aluno para que a sua aprendizagem ocorra dignamente?
Minha sugestão como professora,pedagoga e psicopedagoga, com 23 anos de magistério, lidando com crianças,é de que um novo horizonte se abra aos nossos olhos e que a escola seja o centro de todo projeto vizando o futuro das nossas crianças. Um centro onde pediatras, psicólogos, dentistas, assistentes sociais,fonoaudiólogos, terapeutas,fisioterapeutas, psicopedagogos, cada um em sua área mas todos pelo mesmo bem comum que é promover o desenvolvimento pleno da criança.Com certeza, atingiremos índice alto em todos os programas de avaliação do sistema escolar.

Rita Minuncio

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