sexta-feira, 18 de setembro de 2009

E o filme na sala de aula?

1ª OPÇÃO - W-ALLE

Minha primeira atitude foi reservar a tv, uma de 20" para uma sessão pipoca sem pipocas, mas não menos interessante.

O filme escolhido, eu assisti primeiro sozinha e percebi no seu enredo uma riqueza de conteúdos, para se trabalhar interdisciplinarmente: educação ambiental;artes;ética;história;cidadania.

Foi uma ótima escolha, pois no fim da sessão pipoca, os alunos aplaudiram o filme. Cena que eu não presenciei jamais em 23 anos de profissão.

O filme W-alle,nos remete ao futuro, quando o planeta Terra se encontra desabitado e sem nenhuma vida. Apenas um robôzinho a andar pelas ruas de Nova York, movido por energia solar e a compactar sucatas.

E estamos de volta ao espaço, dessa vez levados por W-alle a visitar os últimos terráqueos, habitantes de uma grande nave, aguardando o retorno à Terra, após a confirmação de vida no planeta.

Como informação adicional: SPACEPORT AMERICA - porto espacial americano,
a ser inaugurado em 2011, no deserto do estado americano de Novo México.

2ªOPÇÃO - BOLT, O SUPERCÃO

Um filme que envolve aventura, ficção e realidade na ficção.Uma história de um cão que é astro de Hollywood e que acredita nos seus poderes para salvar uma garota(Penny).

Essa mistura de realidade e ficção na ficção, desafia as crianças e coloca as emoções à tona, com suspiros de alegria, entusiasmo e até de desilusão quando descobrem que Bolt não tem superpoderes.

Os personagens que surgem a seguir, a gata, Mittens e o porquinho-da-índia,Rino, são fiéis amigos para ajudá-lo a reencontrar Penny, e isso nos mostra o valor de uma amizade verdadeira.

Durante a viagem de volta aos estúdios, Bolt vai se autoconhecendo e descobrindo que é um cão normal. Essa descoberta acontece justamente com a ajuda da gata, que o ensina a ser cão de verdade.

Uma história emocionante do começo ao fim.

Objetivos

Estratégia de compreensão leitora estruturada em atividades como filme, livro, são excelentes momentos de aprendizado.

Sociabilidade e socialização - aprendendo a convivência em grupo e a externar suas emoções e lidar com as suas frustrações.

A FICHA DO FILME

1- TÍTULO
2- PERSONAGENS
3- ESPAÇO
4- CENAS: PRINCIPAIS/QUE MAIS GOSTOU/ DE FICÇÃO/DE FALSA REALIDADE ETC
5- PERGUNTAS SOBRE O FILME- conhecimento explícito ou implícito, inferência
6- RESENHA: um resumo do filme
7- ILUSTRAÇÃO
8- NOTA DO FILME

RITA MINUNCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário