sexta-feira, 18 de setembro de 2009

AS COISAS QUE A GENTE FALA - Ruth Rocha




É um livro de literatura infantil, que pode ser lido no ensino fundamental, independente da série ou ano, pois sua leitura tem um formato que encanta dos pequeninos do 1ºano até as crianças do 5º, devendo se estender até os maiores devido ao seu conteúdo ético, sobre verdades e mentiras.
Conta a história de uma menina de nome Gabriela que ao quebrar um vaso de de ouro e laquê de sua mãe,conquistado em um concurso de crochê, coloca a culpa em seu vizinho, o pobre do Filisteu.E de boca em boca,ou digo,de orelha em orelha, se espalha pela cidade a travessura do Filisteu.
Filisteu recebe castigo de seu pai, por algo que não cometeu. E Gabriela percebe,na sua inocência de menina, o poder das PALAVRAS e o que elas provocam uma vez dita.

PARA REFLEXÃO

Vale lembrar, o tão conhecido provérbio chinês "Há quatro coisas que não voltam para trás: a pedra atirada, a palavra dita,a ocasião perdida e o tempo passado".

Porém, Gabriela reflete sobre suas atitudes e volta atrás.
Com uma sacola tenta recolher todas as mentiras ditas.Impossível! Elas voam como borboletas. E quando se sente apavorada, com a sua trapalhada, senta e bota a boca no mundo e grita com toda força: FOI MENTIRA! FOI MENTIRA!

Uma chuva cai sobre Gabriela, são as palavras que se juntaram e formaram uma nuvem de perdão que lava todas as mentiras.

RODA DE CONVERSA

mentiras e verdades:

o que devemos calar? o que devemos falar?

DINÂMICA

telefone sem fio

E uma boa aula!

Rita Minuncio

**************************************************************
>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>

LOGOSOFIZAR


Logo
Penso.
Eu, Sofia!
E desse pensamento,
Poesia.
Silêncio,
Meditação,
Introspecção,
Energia.
Universo em transposição.
Onde vai?
Não sei não.
E surge outro caminho
Outra ciência
Logosofia!
Quem diria...
Eu, Sofia, logosofiarei!

Rita Minuncio 18/09/2009 - COMUNIDADE FERNANDO PESSOA- FORUM- QUEM SE ARRISCA A ESCREVER UM POEMA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário