quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Além da sala de aula - ALBERT EINSTEIN

Hoje consegui despertar em meus alunos, um conhecimento além da sala de aula.
Como isso aconteceu? Simples, tão simples como abrir uma janela. E eu abri várias.

Primeiro escolhi um bom livro, para fazer uma leitura de fruição. Para quem não sabe, leitura de fruição é aquela em que o professor lê para seus alunos pelo simples prazer da leitura, envolvendo seus alunos num clima gostoso de aventura e saber, pelo misterioso mundo da imaginação. Já li este ano, dois livros de Maria José Dupré, A ilha perdida e A mina de ouro. Eles adoraram.
É muito importante a escolha do livro que se vai ler, ou mesmo do texto. Sempre procuro fazer uma leitura em primeiro lugar que seja adequada a faixa etária dos meus alunos e que desperte a curiosidade, tanto quanto ensina e que eu aprenda também. Me considero aluna, as vezes.

Encontrei, bisbilhotando as prateleiras da biblioteca da escola, um livro com o título "O professor Cósmico" , uma história de Albert Einstein. E foi assim que tudo começou.

Noções de teoria de relatividade no 5ºano de forma tão casual, e estava eu ensinando física.
Uma outra linha, falando de Isaac Newton, noutra, de bom senso, e como Einstein se vestia. Sua preocupação com o tempo e suas tristezas pelo mau uso de suas idéias( a bomba atômica).

A sua paixão por matemática e seu modo simples de viver.

Li apenas dois capítulos, porque a exemplo de Albert Einstein, resolvi deixá-los pensar um pouco sobre o assunto.

Só sei que terminamos a leitura em completa euforia. De repente, e isso é relativo ao que o professor propõe, todos queriam saber como surgiu isso, aquilo, quem inventou, quem fez, como fez e porque fez.

Eu, sutilmente disse:

"Não sei tudo. E quando não sei, eu pesquiso. Por que vocês não fazem o mesmo? Ao invés de navegar apenas para jogar ( jogos) e jogar conversa fora, pesquisem. Estão estudando além da sala de aula, e isto é um hábito saudável e enriquecedor"

Einstein pensava tanto que perdia o caminho de casa. Mas suas idéias revolucionaram o mundo.
E eu ainda sei tão pouco!

Amanhã, continuarei com eles a leitura, pois não quero saber antes o final e assim poder sentir a mesma emoção que meus alunos sentem com a descoberta do fantástico mundo da leitura de fruição.
Rita Minuncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário