quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FELIZ DIA DO PROFESSOR

Nos meus 23 anos de magistério, nenhum dia se repetiu.Cada um deles teve um sabor diferente. E tanta coisa aconteceu...
Cada turma, uma história.
Cada escola, uma trajetória.
Cada ano, uma sala de professores diferentes.
E o meu coração vem carregadinho de tantas recordações, sentimentos e emoções. Com alguns eu ri, com outros chorei. Teve tempo de cantar e de dançar. Teve dias de pensar em desistir e não mais voltar. Sobrevivi. Tantas reformas e padrões. Tantos mudanças e reorganizações. Até fiquei ADIDA, palavra esquisita, que pode mudar se colorar um r e ficar ARDIDA. Ou ser marca esportiva se acrescentar um s, ligada a gente parada, sem classe, apenas um cargo e mais nada. Que contraditório!Resisti.Hoje sou conveniada e sem saber se amanhã serei ignorada. Quem ta lá decide!
Decido eu ser feliz.Sou e serei eternamente professora. Porque professora tem mania de ensinar, seja aqui ou seja acolá. Tem mania de aprender, mesmo sem saber pra quê.
E são malas, maletas, sacolas ou bolsas, pastas, fichários ou um simples imaginário. Uma lousa e um giz, um armário.Continuo a fazer o meu trabalho, que não é trabalho, é ato solidário.
E se não ganho como um juiz, já dizia meu velho Professor Dedier(in memorian) e sua esposa, professora Olga(in memorian), o que sobra são migalhas, mas com certeza são as mais bem pagas de todas as que são espalhadas por ai.
Ser professor é tudo menos ser omisso.E hoje todo mundo é um pouco, até os próprios pais o são, com raras exceções. Digo que sou melhor professora que mãe, porque me dedico mais aos meus alunos que aos meus filhos. Penso o dia todo como preparar a minha aula, o que levar para este ou para aquele, e para todos.
Professor só podia ser mesmo MESTRE, não existe outra palavra. A todos os meus professores(ex)e futuros, pois que ainda vou fazer cursos e mais cursos, com referência e reverência a Profª Maria Helena Diniz Buck,que muitas vezes encontro nas tardes pelo calçadão de Barretos, sempre tão linda, com seus chapéus e flores, vestidos longos,que ainda me fazem a admirar tanto, pela sua tão marcante personalidade, um feliz dia dos professores!

Rita Minuncio

4 comentários:

  1. Olha, tenho que concordar plenamente com vc Rita a respeito em falar na professora maravilhosa e esplendida que é!!! Ela infelizmente não chegou a ser minha professora, mas foi diretora do Aymoré do Brasil até 1991quando se aposentou. Eu a conheci num lugar meio que chato, mas não importa o lugar, importa que a conheci, eu tinha na época 11 anos e hoje estou prestes a fazer 34 anos, quanto mais tempo passa, mais a admiro!! e não tenho um pingo de vergonha de dizer que é minha querida amiga muiiiiiiiiiiiito especial e que a amo, adoro e gosto muitooooooooooooooooo. Sou feliz demais por tê-la em minha vida como amiga, e nunca nunca nunca irei esquecê-la. Não sei se vc sabe, mas dia 11 agora, é o aniversário dela e quero ver se faço uma pequena surpresa com todo meu amor e carinho de amiga que tenho por ela!!!
    Muitas pessoas a conhecem por ve-la no calçadão e a admira também!! pela elegância dela, ela tem seu próprio estilo e fica muito bem!! mas de qualquer jeito, não importa o estilo que se veste, importa é o jeito da pessoa que é, com todas as pessoas que conhece.
    EU AMO MINHA QUERIDA AMIGA DONA MARIA HELENA B.
    06/03/13

    ResponderExcluir
  2. leosinhanota100@hotmail.com LEANDRA MARQUES

    ResponderExcluir
  3. Que pena, Leandra! Só li isto hoje! Espero que tenha feito esta surpresa maravilhosa pra ela, mesmo que um ano depois eu tenha lido o seu comentário, teria compartilhado com você, certamente deste momento. vou adicionar você, com mil pedidos de desculpas. Perdoname?

    ResponderExcluir